László Moholy-Nagy (1895-1946) foi um pintor e fotógrafo Hungaro que se tornou uma referência no ensino da Bauhaus. No seu livro “The New Vision: Fundamentals of Bauhaus Design, Painting, Sculpture, and Architecture”, publicado em 1938 (1ª Edição) pela Dover, descreve um exercício táctil que era apresentado aos alunos na Bauhaus, na Alemanha de 1919 a 1933, e na New Bauhaus em Chicago em 1937. Neste exercício, era solicitado aos alunos que juntassem diferentes valores tácteis, recorrendo a materiais distintos. Por exemplo, podia ser criada uma escala com couro numa extremidade e lixa na outra extremidade, recorrendo a outros materiais para criar os níveis intermédios. Os resultados eram posteriormente submetidos a um teste com utilizadores, através de uma prova cega, e os comentários serviam para definir os passos seguintes de cada projeto.
Objetivos
1 Recolher feedback de utilizadores relativo a questões técnicas, funcionais, ergonómicas, de usabilidade, formais e estéticas;
2 Identificar onde estão as maiores barreiras à interação, na perspetiva dos utilizadores.
Dicas
1 Pedir aos utilizadores que descrevam o que estão a fazer e a sentir ao mesmo tempo que testam o produto;
2 Se possível, e com o consentimento dos utilizadores, gravar as sessões de Teste para serem analisadas a posteriori.
Design is the organization of materials and processes in the most productive way, in a harmonious balance of all elements necessary for a certain function.
László Moholy-Nagy