loader image

Experience Safaris

explorar
op_ de_

Pressupõe que a equipa de design possa passar por determinada experiência de forma a conseguir conhecer e sentir o que sentem os utilizadores. Faz sentido que o Safari ocorra nos mesmos contextos e nas mesmas condições que por norma os utilizadores experienciam.

Objetivos

1 _ Passar, em primeira mão, pela experiência de utilização;

2 _ Simular o uso de um produto ou serviços, fazendo parte do contexto, e assim ganhar "as dores" reais dos utilizadores;

3 _ Interagir com outros utilizadores que estejam a passar pela mesma experiência.

Dicas

1 _ Promover Safaris em diferentes alturas do dia, pois os diferentes contextos irão influenciar bastante a percepção da experiência;

2 _ Nos Safaris em lojas, interagir também com promotores de produto, que por norma reunem bastante informação sobre o mesmo.

Era o que estavas à procura? Aqui encontras mais informação.

Safaris nos Serviços

O Experience Safari é uma ferramenta muito usada em design de serviços. Aprende mais sobre esta abordagem com Hollie Lubbock da Prototypr.

If people are made safer, more comfortable, more eager to purchase, more efficient or just plain happier by contact with the product, then the designer has succeeded.

Henry Dreyfuss

1904 - 1972

Henry Dreyfuss

Sobre a importância da pesquisa e sobre a criação de empatia, Henry Dreyfuss diz o seguinte: “Lavei roupas, cozinhei, dirigi um trator, operei uma locomotiva a diesel, espalhei estrume, aspirei tapetes e andei num tanque blindado. Operei uma máquina de costura, uma central telefónica, uma colhedora de milho, uma empilhadora, um torno e uma máquina de impressão. Ao desenhar os quartos de um hotel Statler, fiquei em quartos de todos os preços. Usei um aparelho auditivo por um dia e quase fiquei surdo. Estive ao lado de uma grande arma nova no Campo de Provas de Aberdeen quando esta foi disparada e catapultada do chão. Membros do nosso escritório passaram dias e noites em torres de controlo de aeroportos, e semanas num contratorpedeiro durante manobras militares. Viajámos em submarinos e aviões a jato. Tudo isto em nome da pesquisa!”.

ferramenta
anterior

Protótipos Participativos

ferramenta
seguinte

Customer Journey Map


pten